24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

entenda - 28/10/2024, 18:54 - Da Redação

Pix Agendado vira obrigatório a partir desta segunda; saiba tudo

Serviço é diferente do Pix Automático

O mecanismo irá facilitar cobranças e poderá ser utilizado como forma de recebimento
O mecanismo irá facilitar cobranças e poderá ser utilizado como forma de recebimento |  Foto: Reprodução / Shutterstock

A partir desta segunda-feira (28), o Pix Agendado Recorrente passa a ser uma obrigação para todos os bancos. Isso significa que quem tem aquele pagamento frequente — tipo o dinheiro do personal, da diarista, ou até do boleto fixo — já vai poder agendar sem se preocupar em lembrar todo mês.

Essa novidade é ideal também para quem precisa quitar aluguel de imóveis e veículos de pessoa física. Tudo isso com a promessa de menos atrasos e mais praticidade. A medida foi anunciada pelo Banco Central (BC), que deu o prazo até abril de 2025 para as instituições bancárias que ainda não oferecem o serviço se adaptarem.

Leia mais:
Banco Central promete proteger seu dinheiro com novas regras do Pix
Pix terá novos limites de segurança contra fraude; entenda função
Pix automático? Entenda a nova função anunciada pelo Banco Central

A boa notícia é que, com o Pix agendado, a ordem de pagamento vai acontecer logo no início do dia, entre 0h e 8h, se houver saldo suficiente. Já se não tiver nenhum valor na conta, o banco vai comunicar o cliente e fazer uma nova tentativa, entre 18h e 21h do mesmo. Se ainda assim não for feito, um novo alerta precisará ser enviado.

Pix Agendado ou Pix Automático: qual a diferença?

Embora os serviços pareçam iguais, cada um tem uma função diferente. No caso do Pix Agendado, o próprio usuário define os pagamentos, que podem ir para pessoas físicas ou jurídicas. Já o Pix Automático, que será liberado em junho de 2025, funciona quando o recebedor (sempre uma empresa) faz a cobrança, e o cliente autoriza o débito direto.

Ainda segundo o BC, o mecanismo irá facilitar cobranças e poderá ser utilizado como forma de recebimento por empresas de diversos segmentos, entre elas, concessionárias de serviço público, escolas, faculdades, academias, condomínios, planos de saúde, serviços de streamings, portais de notícias e clubes por assinatura.

exclamção leia também