O Projeto Kájeun (do iorubá, "Coma Conosco") arrecada alimentos para distribuir quentinhas a pessoas em situação de vulnerabilidade no Bairro da Paz, em Salvador. Todos os segundos domingos do mês, voluntários se reúnem para preparar e entregar cerca de 150 refeições no terreiro Asipá. Segundo a fundadora, Camila Costa, a escolha de uma data fixa facilita para que os moradores saibam onde e quando podem contar com essa ajuda, contando com o apoio de frequentadores do terreiro e moradores do bairro.
As doações podem ser feitas em alimentos e descartáveis, que são recebidos presencialmente no terreiro Asipá, ou em dinheiro, via Pix (projetokajeun@gmail.com). A equipe também busca voluntários para auxiliar na preparação das refeições, que são orientadas por um nutricionista do próprio terreiro para garantir refeições saudáveis e seguras. Interessados em ajudar ou doar podem entrar em contato pelo Instagram, @ProjetoKájeun.
A iniciativa nasceu no Ilê Asipá, um dos primeiros terreiros construídos no Bairro da Paz, em 1980. Com uma história marcada pela conexão com a comunidade, os membros do espaço buscaram ir além da espiritualidade, e abordar também o apoio social. Hoje, o projeto "Kájeun" busca oferecer dignidade e segurança alimentar às famílias carentes do bairro.
Para o futuro, a organização espera expandir suas atividades, com planos de oferecer refeições com mais frequência, seja diariamente ou por meio de kits semanais de alimentos não perecíveis. "Nossa missão é alcançar e suprir o máximo de pessoas possível", conta Camila Costa. "Por enquanto, conseguimos doar uma vez ao mês, mas sonhamos em chegar a uma frequência semanal, talvez até diária, levando comida ou kits de alimentos para que todos tenham o que comer".