25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Na cama com o Massa!

Desmistificando - 31/08/2024, 07:30 - Amanda Souza - Atualizado em 31/08/2024, 11:50

Sexo tântrico e massagem tântrica: é tudo a mesma coisa?

Apesar de partirem da mesma premissa, cada uma dessas práticas está no seu quadrado

Uma das técnicas da massagem tântrica é a chamada "quatro mãos", com a participação de duas terapeutas
Uma das técnicas da massagem tântrica é a chamada "quatro mãos", com a participação de duas terapeutas |  Foto: Denisse Salazar / Ag. A TARDE

Na busca por autoconhecimento e prazer, muitas pessoas têm se interessado por práticas que prometem ampliar a experiência sexual e espiritual. Entre elas, a massagem tântrica e o sexo tântrico são frequentemente confundidos. Mas afinal, essas práticas são iguais, diferentes ou complementares?

Leia também

Masturbação na menopausa traz benefícios às mulheres
Dia do Orgasmo: quebre os tabus e entenda benefícios do prazer

O Portal Massa! procurou especialistas para esclarecer essas questões. A especialista em sexualidade humana, Daiana Fernandes, explicou que o sexo tântrico é uma ação que exige intimidade com o parceiro.

Aspas

O sexo tântrico é uma experiência íntima e espiritual na qual o foco é a conexão profunda entre os parceiros, o prolongamento do prazer e a elevação da energia sexual a um nível mais elevado de consciência.

Daiana Fernandes, especialista em sexualidade humana

Na outra ponta da conversa, Mônica Cardoso, proprietária da Spazzio Zen, espaço que oferece o serviço de massagem tântrica em Salvador, explica que essa é uma técnica terapêutica focada no relaxamento e no alcance do prazer, sem necessariamente envolver uma dimensão sexual, afirma.

Aspas

A massagem tântrica uma prática realizada por um terapeuta profissional. O indivíduo vai chegar ao prazer, atingir o orgasmo, pelas mãos do terapeuta, por meio de técnicas de toque, sem nenhum envolvimento entre os dois.

Mônica Cardoso, proprietária da Spazzio Zen, em Salvador
Na foto, Mônica Cardoso (@spazziozenmassagem)  Daiana Fernandes (@daifernandesoficial)
Na foto, Mônica Cardoso (@spazziozenmassagem) Daiana Fernandes (@daifernandesoficial) | Foto: Denisse Salazar / Arquivo

Apesar de se tratarem de coisas diferentes, naturalmente a massagem tântrica e o sexo tântrico podem ser complementares. Daiana Fernandes destaca que a massagem tântrica prepara o corpo e a mente para o sexo tântrico, ao liberar bloqueios energéticos e aumentar a sensibilidade. "Essa prática permite que as pessoas estejam mais presentes e conectadas com seus próprios corpos e desejos, o que enriquece a experiência para mais à frente alcançar o sexo tântrico", explica. Além disso, o sexo tântrico, ao prolongar o prazer e aprofundar a conexão entre os parceiros, pode tornar as sessões de massagem ainda mais intensas e transformadoras, não só para a vida do casal, mas principalmente para a vida do indivíduo.

Na massagem tântrica, as áreas genitais (conhecidas como "yoni" para mulheres e "lingam" para homens) também podem ser massageadas de forma respeitosa e terapêutica, permitindo que quem está recebendo alcance um estado profundo de relaxamento ou orgasmo.

Fato é que qualquer uma das duas práticas exige mais que desejo, é preciso ter conhecimento e concentração para alcançar a energia do tantra, o que vai permitir chegar ainda a um estado de autoconhecimento mental e corporal que fará muito bem ao indivíduo.

Um tema cheio de tabus e preconceitos

Apesar de seus benefícios, a massagem tântrica ainda enfrenta preconceitos e desinformações, o que faz com que muitas pessoas que curtem a massagem escolham fazer em sigilo. “Dá pra dizer que 90% do nosso público pe masculino, e eles buscam sempre uma extrema descrição por conta do tabu sobre o tema”, conta Mônica. Já as mulheres, devido ao mesmo motivo, são menos frequentes no espaço.

Todo esse sigilo também faz parte da vida das terapeutas, que sofrem com preconceito pelo trabalho que exercem, já que muitas pessoas associam a terapia tântrica à prostituição. Essa confusão é resultado de uma compreensão limitada sobre o que realmente envolve a massagem tântrica e a maneira como ela é conduzida, e o preconceito desvaloriza a prática como uma forma legítima de terapia corporal e emocional.

A massagem tântrica não tem como objetivo o sexo, mas sim o despertar da consciência corporal
A massagem tântrica não tem como objetivo o sexo, mas sim o despertar da consciência corporal | Foto: Denisse Salazar / Ag. A TARDE

Massagem tântrica em Salvador

Mônica Cardoso, da Spazzio Zen, conta que existem cerca de 30 espaços de massagem tântricca em Salvador. A Spazzio Zen fica no Caminho das Árvores, e garante um serviço sério e de respeito ao tantra. “Recebemos muitas mensagens em busca de envolvimento, e explicamos que não é esse o nosso trabalho”.

As terapeutas da Spazzio Zen explicam que a massagem tântrica envolve uma série de possobilidades, mas tem base nos toques em pontos sensíveis do corpo, que podem ser inclusive o braço, diferente do considerado convencional. Além disso, há outras técnicas terapêuticas como o sopro quente e deslizamento corpo a corpo. As terapeutas podem ou não estar despidas, como também há possibilidade de troca de massagens entre o cliente e a terapeuta; mas, em nenhuma ocasião, ocorrerá envolvimento sexual entre os dois.

As sessões na Spazzio Zen tem preços a partir dos R$ 200 e podem aumentar conforme o pacote de serviços for melhorado.

O espaço é preparado adaquadamente para a massagem, com luz e som ambiente
O espaço é preparado adaquadamente para a massagem, com luz e som ambiente | Foto: Denisse Salazar / Ag. A TARDE

exclamção leia também