27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Melou... - 07/09/2024, 12:58 - Wiliam Falcão

Baixo público, insatisfação e racha: confira os bastidores do 7 de Setembro na Barra

Antes palco de grandes manifestações, bairro de Salvador reuniu poucos bolsonaristas neste sábado (7)

Bolsonaristas se reuniram em frente ao Farol da Barra
Bolsonaristas se reuniram em frente ao Farol da Barra |  Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

O evento realizado por eleitores de direita em Salvador, no Farol da Barra, na manhã desta sábado (7), teve baixa adesão em comparação aos anos anteriores, quando o local foi tomado por bolsonaristas com as cores da bandeira do Brasil.

O motivo do ato ter 'flopado' foi o pedido feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que convocou os apoiadores para comparecerem ao protesto na Avenida Paulista, em São Paulo, e ressaltou que não deveria ter qualquer outro movimento da direita no país.

Dentre os principais nomes do Partido Liberal (PL) na capital baiana, apenas os candidatos a vereadores Cezar Leite e João Henrique chegaram juntos na manifestação. A maior parte dos políticos que marcaram presença foi do Partido Novo, com um número bem tímido de apoiadores.

Imagem ilustrativa da imagem Baixo público, insatisfação e racha: confira os bastidores do 7 de Setembro na Barra
Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

A situação não foi bem vista pelos apoiadores de Bolsonaro. O jornalista Lucas Ribeiro, colunista do Gazeta do Povo, lamentou a decisão de tentar 'unificar' o protesto e destacou que esse foi o principal motivo para aparecer uns 'gatos pingados'.

"Eu acho que a atitude do ex-presidente foi equivocada. Eu não sei, deve ter a estratégia dele para se concentrar em São Paulo, talvez para reunir mais deputados lá, deve ser para mostrar a força em São Paulo", disse, em entrevista ao Portal Massa!.

O jornalista ressaltou que diversos nomes importantes da oposição, como o ex-ministro João Roma, o deputado estadual Leandro de Jesus e o deputado federal Capitão Alden preferiram ficar ao lado de Bolsonaro. "Eu acho que teve um impacto de esvaziamento aqui. Agora não sei se vai funcionar essa estratégia. Talvez ele [Bolsonaro] queira mostrar força de povo e força de capacidade de números de deputados lá em São Paulo, pra mostrar que ele também tem apoio do povo e político. Talvez seja isso", completou Lucas.

Outro fator importante para haver uma queda brusca no número de eleitores no ato do 7 Setembro é um 'racha' entre membros do PL na Bahia.

exclamção leia também