27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eleições 2024

Listinha! - 02/04/2024, 07:30 - Cássio Moreira- Atualizado em 02/04/2024, 09:09

Eleições: Alba terá bonde de deputados na disputa por prefeituras

Lista conta com cerca de 12 nomes, entre pré-candidatos e nomes cotados

Plenário da Alba
Plenário da Alba |  Foto: Cássio Moreira/Portal MASSA!

As eleições municipais de outubro podem impulsionar uma dança das cadeiras na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), caso parte dos deputados estaduais pré-candidatos às prefeituras sejam eleitos. O Portal MASSA! fez um levantamento com os 12 nomes, entre ventilados e confirmados.

Mudança de rota

Prefeito de Bom Jesus da Lapa em duas oportunidades, o deputado Eures Ribeiro (PSD) precisou mudar sua rota aos 45 do segundo tempo. O parlamentar mirou a prefeitura de Barreiras e chegou a anunciar sua pré-candidatura. Sua escolha, entretanto, esbarrou no impasse do PSD, que tem a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano e 'ex-prefs' da cidade, Jusmari Oliveira, como pré-candidata.

Já em 2024, Eures anunciou que tentará voltar à prefeitura de Bom Jesus e rompeu com o atual prefeito, Fábio Nunes, que deixou o PSD e migrou para o PT, no intuito de concorrer à reeleição.

Princesinha em alta

Eterna Princesinha do Sertão, Feira de Santana tem dois potenciais candidatos na Alba. O tucano Pablo Roberto (PSDB) já lançou sua pré-candidatura oficialmente, tentando se colocar como uma terceira via na polarização dos 'Zés' (Zé Ronaldo x Zé Neto). Apesar dos acenos dos dois possíveis adversários, Pablo já descartou declinar sua candidatura para apoiar um dos nomes.

No campo das especulações está José de Arimateia (Republicanos). Apesar de não falar abertamente sobre o assunto, o deputado, que foi candidato em 2020, é especulado volta e meia.

De olho em Mucuri

O deputado estadual Robinho (União Brasil), do bloco de oposição na Alba, tem colocado seu nome pra jogo no município de Mucuri, no Extremo Sul. Caso siga com o projeto, o parlamentar fará um caminho cada vez mais comum de 'troca' de cidades, uma vez que já foi prefeito de Nova Viçosa, hoje comandada por sua esposa, Luciana Machado.

Raimundinho da JR e o sonho

Deputado pelo PL de Jair Bolsonaro, mas aliado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o empresário Raimundinho da JR, que foi candidato em 2020, tentará novamente a prefeitura de Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. Nos bastidores, o parlamentar tem alimentado a esperança de contar com Jero na sua campanha.

Eduardo Alencar e o retorno

Ex-prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar (PSD) evitou durante um bom tempo falar sobre uma nova candidatura, mas entregou em entrevista recente ao site Vamos Adiante que é pré-candidato. O PSD de Eduardo também tem o também ex-prefeito Edson Almeida como alternativa, caso o deputado não avance na ideia.

Vai arriscar?

Prefeito de Lapão por quatro oportunidades, o deputado Ricardo Rodrigues (PSD) já desconversou por algumas vezes, mas ainda tem o nome ligado a uma possível candidatura em Irecê. O atual gestor, Elmo Vaz (PSB), já definiu o secretário de Governo, Murilo, como seu nome para a disputa.

Em 2020 rolou

Em 2020, dois deputados conseguiram triunfar nas eleições municipais. Em Jequié, Zé Cocá (PP) foi eleito com o apoio do então governador Rui Costa (PT), com quem rompeu em 2022. Em Porto Seguro, Jânio Natal (PL) conseguiu ser eleito prefeito.

Demais nomes

Em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, o deputado estadual Leandro de Jesus (PL), bolsonarista de carteirinha, ainda mantém sua pré-candidatura, mesmo com a concorrência interna, embora amiga, de Tenóbio, recém filiado ao PL.

Em Juazeiro os deputados Roberto Carlos (PV) e Zó (PCdoB) tentam viabilizar suas pré-candidaturas diante do embaraço da federação.

Cláudia Oliveira (PSD) e Pancadinha (PSD) também colocaram suas pré-candidaturas em Porto Seguro e Itabuna, respectivamente.

exclamção leia também