29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Rapaz! - 10/12/2024, 14:17 - Da Redação

Uber diz ao STF que liberdade é incompatível com CLT

Aplicativo de motoristas se colocou contra o vínculo trabalhista com o empregado

Empresa citou a liberdade que seus motoristas tem para escolher a carga horária
Empresa citou a liberdade que seus motoristas tem para escolher a carga horária |  Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

A diretora jurídica da Uber no Brasil, Caroline Perônio Arioli, trouxe polêmica nesta terça-feira (10), durante o segundo dia de audiências públicas no Supremo Tribunal Federal (STF) para debater o tipo de vínculo entre motoristas de aplicativos e as empresas. Caroline declarou que a liberdade de trabalho promovida pela Uber “é incompatível com as obrigações de um vínculo de emprego como hoje está previsto na CLT”.

A diretora também defendeu que a Uber deve ser vista como um meio de transporte acessível para todas as classes sociais. “A Uber é uma empresa de tecnologia que mudou a vida dos brasileiros. Ela mudou principalmente a rotina de pessoas das classes C, D e E. Para esses indivíduos, os aplicativos são uma alternativa de mobilidade de qualidade mais acessível”, afirmou.

A discussão gera uma divisão clara. De um lado, estão aqueles que defendem a formalização dos motoristas pela CLT, argumentando que há características de vínculo trabalhista, como subordinação, onerosidade, pessoalidade e habitualidade.

Leia mais:

“Protocolar”, diz médico sobre permanência de Lula na UTI

Deputados homens votam contra distribuição de absorvente em presídios

Por outro lado, há quem seja contra essa formalização, alegando que os motoristas têm autonomia para escolher seus horários de trabalho e não estão subordinados a chefes diretos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou, em janeiro deste ano, um projeto de lei que propõe a criação de uma nova categoria de trabalhadores: a de “motoristas de veículos de 4 rodas”.

exclamção leia também