27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

Trajetória longa - 27/03/2025, 07:10 - Da Redação - Atualizado em 27/03/2025, 07:31

Encurralada nesta quarta, 'Dona Maria' tem carreira 'ioiô' nos presídios do Brasil

'Dona Maria' é apontada como maior traficante de drogas e armas da Bahia

Foi presa pela primeira vez em 2019
Foi presa pela primeira vez em 2019 |  Foto: Alberto Maraux/SSP

Quase quatro anos após ser solta por força de um habeas corpus, Jasiane Silva Teixeira, conhecida como 'Dona Maria', volta a ter a prisão preventiva decretada pela Justiça da Bahia. Apontada como a maior traficante de drogas e armas do estado, a mulher parou na 'gaiola' em janeiro deste ano, em São Paulo, e agora deve ser transferida para a Bahia.

Leia Também:

A decisão atende a um pedido do Ministério Público baiano (MP-BA), que denunciou Dona Maria por lavagem de dinheiro. A decisão judicial foi expedida pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos de Organização Criminosa de Salvador. O MP não detalhou para onde Jasiane será levada nem a data da transferência.

Carreira no crime

Anteriormente, 'Dona Maria' havia sido capturada em setembro de 2019, na cidade paulista de Biritiba Mirim, após investigações da polícia baiana.

Dona Maria é cabeça cara da polícia
Dona Maria é cabeça cara da polícia | Foto: Divulgação/TJSP

Na época, ela era considerada uma das criminosas mais procuradas do estado e figurava no Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na posição de dama de copas, quando havia sido condenada a 14 anos de prisão por assassinato em solo baiano.

Casa de 'Dona Maria', em São Paulo, estava atolada de grana
Casa de 'Dona Maria', em São Paulo, estava atolada de grana | Foto: Divulgação/SSP-BA

Após essa prisão, Jasiane foi transferida para Salvador em um esquema de segurança reforçado, com transporte feito por uma aeronave do Grupamento Aéreo da PM (Graer).

Algemada nos pés e mãos e com os olhos vendados, a meliante foi levada ao Conjunto Penal de Juazeiro, onde permaneceu detida até ser libertada em 2020. Na ocasião, sua defesa argumentou que a prisão preventiva era ilegal.

Jasiane também e investigada por ordenar práticas ilícitas em Jequié, roubos, falsidade ideológica e corrupção de menores.

Anotações do tráfico foram encontradas
Anotações do tráfico foram encontradas | Foto: Divulgação/SSP-BA

exclamção leia também