O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) estará oferecendo um atendimento especial voltado para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que desejam solicitar a transferência temporária para uma seção eleitoral acessível.
O atendimento, que começou ontem (7), segue nesta quinta-feira (8) e é realizado das 8h30 às 17h, na Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef), localizada no Passeio Público.
Para requisitar a mudança, os eleitores precisam apresentar um documento oficial com foto. A iniciativa tem como objetivo garantir que os eleitores possam votar em locais acessíveis a todos.
Quem desejar, pode comparecer à sede da ABADEF e apontar qual seria o local de votação apropriado para votar nas Eleições Municipais de 2024. A mudança é temporária, e vale apenas para o pleito deste ano. Quem desejar a mudança definitiva só poderá fazê-lo após o mês de novembro.
A iniciativa pode parecer simples, mas faz a diferença para quem de fato precisa dessas mudanças. Marcos Antônio Zacarias é uma pessoa com deficiência, e entende a importância desse serviço à comunidade. “Os pequenos detalhes que passam despercebidos para as pessoas sem deficiência, para nós que temos a deficiência são verdadeiras barreiras de acessibilidade. Às vezes a falta de uma rampa nos impede de cumprir o nosso papel como cidadão, a falta de informações em braile, a falta de um intérprete de libras... tudo isso são impeditivos de usufruirmos do direito que temos”, ressaltou.
O benefício também é concedido a indígenas, quilombolas e quem trabalha na eleição, mas essas pessoas devem procurar a sede do TRE até o dia 22 de agosto para realizar a mudança temporária.