
Não tem jeito. A ressaca pós-Carnaval sempre bate à porta. Para se livrar da dor de cabeça, náusea, enjoo e desidratação, o MASSA! traz um manual para quem exagerou no consumo de bebida alcoólica e descansou pouco durante a folia.
Normalmente, a ressaca começa a se manifestar entre seis e oito horas após o consumo de álcool e pode durar até 24 horas. Ela surge por conta da intoxicação do organismo pelo acetaldeído, substância tóxica produzida pelo fígado durante a metabolização do álcool.
O tempo e a intensidade dos sintomas variam conforme fatores como metabolismo, quantidade de álcool ingerido, alimentação prévia, hidratação e tempo de descanso.
Leia Também:
"A ressaca é uma mistura de desidratação, toxinas circulando, inflamação e cérebro desregulado. É o seu organismo dizendo: 'Foi divertido… mas agora aguenta'", declarou o nutricionista Adelson Lavigne, em entrevista ao Portal Massa!.
Hidratação é essencial
➡️ O álcool provoca desidratação ao aumentar a eliminação de líquidos, o que agrava os sintomas da ressaca.
➡️ Beber bastante água ajuda a reidratar o corpo e acelera a eliminação de toxinas do álcool.
➡️ Água de coco, sucos de frutas, isotônicos e soro de reidratação também auxiliam no equilíbrio de líquidos e eletrólitos.
➡️ Café deve ser evitado, pois pode intensificar a desidratação.
O que comer para aliviar a ressaca
➡️ Priorizar alimentos leves e de fácil digestão, evitando frituras, gorduras e ultraprocessados.
➡️ Consumir carboidratos complexos (aipim, batata-doce, pães e massas) para repor energia e glicogênio.
➡️ Apostar em alimentos ricos em frutose (frutas e mel) para ajudar na metabolização do álcool.
➡️ Incluir proteínas leves e alimentos ricos em magnésio (ovo, frango, iogurte, castanhas) para reduzir dores e auxiliar na recuperação do organismo.
Existe receita milagrosa para curar a ressaca?
Não existe uma solução milagrosa para curar a ressaca, mas a hidratação segue sendo o principal fator para ajudar na recuperação do organismo. O uso de analgésicos pode aliviar dores de cabeça e musculares, desde que seja acompanhado de descanso e boa ingestão de líquidos.
Além disso, bebidas detox, sucos ricos em frutose e chás contribuem para a reposição de energia e nutrientes. Uma opção indicada é o suco de melão com hortelã e água de coco, que combina hidratação, vitaminas, minerais e eletrólitos importantes para a melhora do mal-estar.
O melão é rico em água e nutrientes, a hortelã ajuda a reduzir inflamações e desconfortos estomacais, enquanto a água de coco repõe eletrólitos. Chás de gengibre e boldo também são recomendados por ajudarem a controlar náuseas e enjoos.
