25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Redes sociais - 21/08/2025, 06:00 - Amanda Souza

1,4 milhão! Perfis de bairros de Salvador mostram força no Instagram

Levantamento destaca protagonismo do jornalismo comunitário na capital

Levantamento foi conduzido pela agência Comunicativa
Levantamento foi conduzido pela agência Comunicativa |  Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

O jornalismo comunitário tem ganhado cada vez mais força em Salvador. A terceira edição do Mapeamento de Perfis de Bairros, divulgada nesta quinta-feira (20), mostrou que 37 páginas que retratam o cotidiano das comunidades da capital baiana já alcançam juntas mais de 1,4 milhão de seguidores no Instagram.

O número equivale a 60,6% da população soteropolitana, segundo o levantamento conduzido pela agência Comunicativa. Já em engajamento, quem se destacou foi o Valéria News, acumulando mais de 5,3 mil interações no período analisado.

Leia Também:

Luís Lago, coordenador do NORDESTeuSOU, falou sobre a importância do jornalismo comunitário e de pensar em quem consome esse produto. "É um desafio acessar todas essas pessoas, por isso saímos das redes e fomos para o jornal impresso, porque precisamos pensar que a internet não é acessível a todos. Nas comunidades nem todo mundo tem acesso a um plano de dados, internet em casa ou até mesmo um telefone celular", ressaltou.

Luís Lago, coordenador do NORDESTeuSOU
Luís Lago, coordenador do NORDESTeuSOU | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Além de dar visibilidade às páginas e criar possibilidades de networking, a proposta do evento é estimular a profissionalização do setor e abrir espaço para novas parcerias, em especial as comerciais.

Marcelo Garcia, do portal Boca do Rio Magazine, acredita muito nessa possibilidade já que, segundo ele, o maior desafio de manter perfis como esses em atividade é o financeiro. "A gente precisa trabalhar com outras coisas para continuar trabalhando com o portal", disse.

"O mapeamento é importante porque nos coloca no radar das grandes empresas, e o mercado publicitário pode encontrar no jornalismo comunitário uma via para fazer uma publicidade, que vai atingir quem eles querem atingir e com um custo muito menor", destacou Marcelo.

Marcelo Garcia, do portal Boca do Rio Magazine
Marcelo Garcia, do portal Boca do Rio Magazine | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

O Mapeamento de Perfis de Bairro 2025 está disponível para download gratuito no site www.mapeamentocmtv.com.br.

Voz das comunidades

Para o diretor da Comunicativa e idealizador do mapeamento, Moisés Brito, a iniciativa reflete o fortalecimento de um segmento em plena expansão.

"Esses perfis não são concorrentes da mídia tradicional, mas complementares. Eles ampliam a pauta informativa, reforçam a conexão com os moradores e revelam um mercado emergente para jornalistas e comunicadores nas comunidades de Salvador", explicou.

Diretor da Comunicativa e idealizador do mapeamento, Moisés Brito
Diretor da Comunicativa e idealizador do mapeamento, Moisés Brito | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

O número de perfis participantes cresceu de 18 na edição anterior para 37 neste ano, evidenciando não apenas o surgimento de novas páginas, mas também a formalização e profissionalização das já existentes.

A professora do curso de jornalismo da Unifacs, Katia Borges, que participou do evento de lançamento, ressaltou o impacto social desse tipo de cobertura.

"A relevância das redes de comunicação comunitária está justamente em trazer novas perspectivas que não são geralmente contempladas pela grande mídia", destacou a professora. "Mostram o cotidiano real das comunidades, que não é só violência, mas também arte, cultura, trabalho e empreendedorismo. É sobretudo um exercício de cidadania", concluiu.

Professora do curso de jornalismo da Unifacs, Katia Borges
Professora do curso de jornalismo da Unifacs, Katia Borges | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

exclamção leia também