
O soteropolitano que está com dívidas no mercado, tem vontade de quitá-las, mas não sabe por onde começar, pode aproveitar até esta quarta-feira (19), em Salvador, a ação Procon em Movimento, idealizada para registrar reclamações, negociar dívidas e tirar dúvidas sobre os direitos dos consumidores.
Leia Também:
A iniciativa, que teve início nesta segunda (17), está disponível na Estação de Metrô da Lapa, das 8h às 18h, com atendimentos exclusivos aos usuários/passageiros que passam pelo local diariamente. Até a manhã desta segunda-feira, o primeiro dia da ação já somava mais de 150 consultas realizadas. Quem explica mais sobre a proposta é a coordenadora da Diretoria de Atendimento e Orientação ao Consumidor, Yasmim Castro.
“O objetivo é abranger o maior número de cidadãos e consumidores. Quem tiver interesse, o primeiro passo é vir até o nosso posto de atendimento itinerante aqui na Lapa para fazermos a consulta sobre as possíveis dívidas. Depois, mandamos uma carta para o fornecedor, nesse caso para a instituição financeira ou qualquer empresa que o cidadão esteja devendo. As empresas têm um prazo de 10 dias para enviar uma proposta. Se o consumidor estiver de acordo com essa proposta e o valor estiver dentro do orçamento dele, ele celebra. Feito isso, o nome dele sai dos órgãos de negativados, dos órgãos de mal pagadores e ele fica livre, mas não para se endividar novamente, para consumir de forma consciente”, declarou.
Dados divulgados pela SPC Serasa apontam que brasileiros com idades entre 41 e 60 anos são os públicos mais inadimplentes do Brasil. Na sequência estão as faixas etárias de 26 a 40 anos (33,8%), acima de 65 anos (19,5%) e os jovens entre 18 e 25 anos (11,3%). Os números são referentes até o período de setembro deste ano.
Ainda segundo o órgão, as dívidas com bancos/cartões de crédito lideram os endividamentos com 27%, seguido de contas básicas como água, luz e gás, com 21,3%. Os números revelaram, também, que a lista de inadimplentes é formada em sua maioria por mulheres (50,4%). Os homens aparecem com 49,6%.
Eliete Silva Cruz aproveitou a tarde de ontem para comparecer na ação. Em entrevista ao MASSA!, ela relatou a vontade de voltar a ter o nome fora dessa relação de inadimplentes. “Eles abriram uma carta aqui e, em 10 dias, terei um retorno sobre a proposta. Estou ansiosa por isso para que eu possa limpar o meu nome e voltar a comprar no comércio, principalmente porque tenho problemas de saúde e preciso de muitos medicamentos”, disse Eliete fazendo referência à possibilidade de voltar a usar cartão de crédito.
O superintendente do Procon, Tiago Venâncio, revelou que o órgão, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), pretende expandir a ação. "Nosso intuito, de fato, é ampliar essas ações itinerantes, não só aqui na capital, mas também no interior do estado. Nós temos os postos de atendimento que já fazem essas ações em parceria com a Rede SAC, mas, logo em breve, estaremos levando essas ações do Procon e Movimento, para os principais grandes centros do interior", garantiu.
