
Quando a humanidade acha que já viu de tudo, a natureza faz questão de surpreendê-la com uma nova descoberta. O fato aconteceu em Caetité, no interior da Bahia, onde pessoas encontraram um réptil misterioso, que se assemelha com uma cobra-de-duas-cabeças.
Leia Também:
Apesar das semelhanças, como o comprimento e características, a Anfisbena ametista, como foi chamada, não faz parte da família das serpentes, mas sim dos anfisbenídeos. Ela foi resgatada por mineradores da IBRAM e doada para a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus.
Curiosidade
Possuindo escamas, tronco longo, anéis em volta do corpo e a cauda parecida com a cabeça, o espécime vive debaixo da terra e se alimenta de cupins, formigas e gafanhotos. Além disso, consegue andar tanto pra frente quanto pra trás, o que parece ter duas cabeças. No entanto, o professor Antônio Argôlo afirmou que ela é "parente das cobras e dos lagartos".
Possuindo cerca de 100 espécies ao redor do mundo, a Anfisbena ametista pode ser visitada na universidade. Por lá, ela se juntará a outras 500 espécies disponíveis, utilizadas para pesquisas e estudos.