
O Bembé do Mercado, maior candomblé de rua do mundo, que acontece na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, virou enredo de escola de samba. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (14) pela atual campeã do Carnaval carioca, a Beija-Flor.
Leia Também:
A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis levará o Bembé do Mercado até a Sapucaí como tema do seu desfile, em 2026. Na tarde desta segunda, a diretoria da Beija-Flor desembarcou em terras santo-amarenses para se reunir com quem conhece a história, a cultura e a importância do evento para a cidade e para as religiões de matriz africana.
O Bembé do Mercado começou a ser celebrado há 136 anos, em 1889, no ano seguinte à abolição da escravatura. Hoje, mais de 60 casas de candomblé se unem todos os anos para promover, em praça pública, a religiosidade negra, com uma extensa programação religiosa e cultural que dura cinco dias seguidos.
O presidente da escola de samba expressou o orgulho em contar a história de resistência do Bembé na Sapucaí. “O Bembé e a Beija-Flor têm muito em comum, e estamos muito felizes e honrados em apresentar essa cerimônia tão valiosa para todo o Brasil”, contou Almir Reis em entrevista.