27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Reparação - 05/02/2026, 08:30 - Agencia Brasil e da redação - Atualizado em 05/02/2026, 10:32

Família de Mãe Bernadete recebe indenização dois anos após crime

Enquanto isso, acusados pelo homicídio aguardam julgamento marcado para fevereiro

Mãe Bernadete foi assassinada em 2023
Mãe Bernadete foi assassinada em 2023 |  Foto: Arte sobre foto de Walisson Braga/Cona

Dois anos depois do assassinato que abalou o Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho,na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o governo da Bahia concluiu o pagamento da indenização destinada aos familiares de Maria Bernadete Pacífico, mais conhecida como Mãe Bernadete.

A medida faz parte de um acordo firmado entre o Estado, a União e a família da liderança quilombola, com intermediação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

Leia Também:

A Procuradoria-Geral do Estado(PGE) informou que a quantia permanece sob confidencialidade. Para a procuradora Mariana Oliveira, a solução extrajudicial representa "uma forma concreta de reconhecer a gravidade do ocorrido".

Crime que marcou o quilombo

Mãe Bernadete morreu após ser atingida por 22 tiros dentro da própria casa, em 17 de agosto de 2023. As investigações apontaram relação do homicídio com disputas territoriais e com a atuação da líder contra o uso da comunidade por grupos criminosos.

A família já carregava outra perda violenta: seis anos antes, Binho do Quilombo , filho da líder, também foi assassinado.

Segundo Jurandy Pacífico, outro filho de Mãe Bernadete, o acordo busca garantir proteção aos familiares. Além da indenização, está prevista a realização de um ato público em homenagem à líder religiosa.

No campo judicial, dois acusados — Arielson da Conceição Santos, preso preventivamente, e Marílio dos Santos, que está foragido — vão enfrentar júri popular a partir de 24 de fevereiro. Outras quatro pessoas seguem presas e também foram indiciadas pelo mesmo crime.

exclamção leia também