
A greve dos garis e margaridas em Salvador chegou ao fim nesta terça-feira (23). Após cerca de dois dias em paralisação, a classe deve retomar aos trabalhos de coleta de lixo na capital baiana durante a noite, após avanços nos benefícios para a categoria. A informação foi confirmada pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).
A medida ocorreu também em outras cidades da Bahia. Segundo aviso oficial do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas da Bahia (Sindilimp-BA), a greve encerrou após uma reunião ocorrida com sindicatos de várias partes do Brasil que buscavam uma mobilização pela votação do Projeto de Lei 4.146, chamada de "PL dos Garis e Margaridas", que segue em votação no Senado Federal.
A coordenadora do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello, afirmou que foi garantido avanços para a classe, sobre questões que eles não tinham durante o período de São João, após negociações com as empresas do setor de limpeza urbana.
"A greve acabou, mas precisamos apoiar os garis e margaridas e reforçar a valorização deles como profissionais e garantir os direitos trabalhistas. Salário base, carga horária definida, índice de insalubridade, aposentadoria especial, entre outros benefícios como qualquer trabalhador deste país", disse.
Leia Também:
Nota oficial
Em nota oficial compartilhada nas redes sociais, o Sindilimp-BA informou que, apesar do avanço, a categoria segue batalhando em prol dos benefícios da classe trabalhadora. Entre as medidas reivindicadas estão a implantação da escala 5x2, horas extras no São João, folga e a valorização dos trabalhadores da categoria especializada.
"Seguiremos firmes na defesa dos direitos, da dignidade e do reconhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana", finalizou a nota.
