
A freira Inah Canabarro Lucas, que era a pessoa mais velha do mundo, morreu na quarta-feira (30), aos 116 anos e 326 dias. A família informou que a morte ocorreu de forma tranquila, sem complicações de doenças pré-existentes.
Leia Também:
Nas redes sociais, a LongeviQuest, organização especializada em mapear supercentenários, manifestou pesar pelo falecimento da religiosa. "Estamos profundamente tristes em informar o falecimento da Irmã Inah Canabarro Lucas. Que ela descanse em paz eterna. Nossos pensamentos e orações estão com todos cujas vidas ela tocou, começando pela sua família. Ela nunca será esquecida!", diz a postagem.
Natural de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, Inah, que nasceu em 8 de junho de 1908, era bisneta de David Canabarro, um dos principais nomes da Revolução Farroupilha.
Ao longo de sua vida, a freira sempre destacou a fé como o segredo de sua longevidade. "Ele [Deus] é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo", disse em uma de suas últimas entrevistas.
Fim de um ciclo
A freira gaúcha ocupa o posto de segunda pessoa mais velha da história entre religiosas, ficando atrás apenas de Lucile Randon, a francesa que viveu até os 118 anos e deteve o título de pessoa mais velha do mundo entre 2022 e 2023.