
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou para a população, na manhã desta quarta-feira (3), o primeiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. O sistema de transporte público chegou na capital baiana um dia antes.
Leia Também:
A avenida Luís Viana Filho, popularmente chamada de Paralela, foi escolhida como ponto para a exposição do trem, que deve ficar no local até às 22h desta quarta (3). No geral, entre metrô e VLT, Salvador contará com cerca de 80 quilômetros de trilhos.
"É um investimento que a gente vê claramente nosso interesse pela melhoria da qualidade da mobilidade em Salvador. Nós já temos aproximadamente um pouco mais de 40 quilômetros de metrô, e com esse circuito do VLT serão mais 40. Arredondando aí, Salvador terá um pouco mais de 80 quilômetros de trilhos de metrô ou de VLT", destacou Jerônimo Rodrigues, que completou:
"Quero destacar que esses investimentos, a gente olha muito para a mobilidade, que é importante. As pessoas precisam ganhar tempo no transporte, mas não é só a mobilidade. Nós temos aí um serviço de macrodrenagem feito com muitos recursos, inclusive evitando que a gente possa chegar a alagamentos como acontece em Massaranduba, na Cidade Baixa, na Calçada", afirmou.
Investimento e prazo de entrega
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididos em três trechos: o primeiro liga o Comércio a Ilha de São João, o trecho 2 vai de Paripe a Águas Claras e o terceiro trecho liga Águas Claras a Piatã.
A capital baiana contará com 40 trens no seu pleno funcionamento. As operações assistidas com passageiros iniciam no segundo semestre de 2026. A conclusão da obra está prevista para 2028.
