
A Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), deu início nesta quinta-feira (18) à programação da Semana Nacional de Trânsito 2025, que segue até o dia 25 de setembro. Durante o período, a capital baiana contará com palestras, abordagens educativas e uma campanha de comunicação voltada para a conscientização sobre a segurança viária.
Leia Também:
Entre os dias 19 e 21, a Transalvador promove a quarta edição da Exposição Transalvador, em parceria com o Shopping da Bahia. O público poderá conhecer os serviços oferecidos pela autarquia, como orientações sobre credenciais especiais e aplicativos de Zona Azul Digital. A programação inclui ainda pista de ciclismo infantil, apresentação do novo Centro de Controle Semafórico, demonstração do Núcleo de Operação Assistida (NOA) e exposição de equipamentos e viaturas utilizados no ordenamento do trânsito.
Outro destaque é a campanha de mídia lançada neste ano com o tema “Desacelere. Tem sempre alguém te esperando”, voltada para motociclistas. A iniciativa busca alertar sobre os riscos do excesso de velocidade e será veiculada em TV aberta, rádios, jornais, sites e redes sociais.
A programação também prevê rodas de conversa com motociclistas entregadores em shoppings da cidade, entre os dias 23 e 25, além de distribuição de materiais educativos e brindes. No dia 23, será celebrado o Dia do Agente de Trânsito, e no dia 30 acontece o Fórum Vida no Trânsito, acompanhado da abertura das inscrições para a 12ª edição do Concurso de Desenhos Infantis.
Segundo o superintendente da Transalvador, Diego Brito, o objetivo das ações é estimular mudanças de comportamento no tráfego:
“Nossa missão é estimular uma mudança cultural que torne o trânsito mais seguro, humano e solidário para todos.”
Para a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, o evento representa um momento estratégico para ampliar a conscientização:
“A Semana Nacional de Trânsito tem uma extraordinária importância, pois é uma oportunidade que o poder público tem de divulgar o cenário dos sinistros e sensibilizar a sociedade para a mudança de comportamento.”
A Semana Nacional de Trânsito está prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e mobiliza, anualmente, municípios de todo o país em prol da preservação da vida.