28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Cultura - 16/12/2025, 23:30 - Da Redação

Salvador recebe exposição que celebra a história do teatro baiano

Evento acontece no Santo Antônio Além do Carmo

Edição reúne registros feitos ao longo de anos
Edição reúne registros feitos ao longo de anos |  Foto: Divulgação

O Centro Histórico de Salvador vai sediar nesta quarta-feira (17) o lançamento da mostra ‘CENAS’ (2026). Assinada pelo fotógrafo Mário Edson, a exposição acontece às 19h30, no ME Ateliê da Fotografia – Santo Antônio Além do Carmo, servindo de homenagem às artes cênicas e prestigiando os espetáculos que marcaram a história do teatro baiano.

Leia Também:

Durante a exposição, o público mergulha em uma seleção inédita que atravessa as mais de 36 encenações acompanhadas pelo fotógrafo ao longo de duas décadas de carreira. A vernissage contará com entrada gratuita e será palco do lançamento do calendário CENAS, que já se tornou um símbolo de tradição e cultura de ‘final de ano’ no Centro Antigo.

O calendário traz 16 fotografias autorais, e a exposição, mais outros 20 registros. Entre figurinos, luzes e elementos visuais que marcaram a história do teatro na Bahia, a mostra recebe o olhar de Mário Edson em espetáculos como: As Velhas, Tom na Fazenda, Pássaros de Copacabana, Das “Coisa” da Vida, Bispo, O Galo, Surf no Caos, entre outros.

O calendário traz 16 fotografias autorais
O calendário traz 16 fotografias autorais | Foto: Divulgação

O calendário de 2026 vem juntar-se às comemorações pelos 70 anos da Escola de Teatro da Bahia, da Universidade Federal da Bahia, e dos 20 anos do grupo teatral Teatro NU, criado pelo dramaturgo Gil Vicente Tavares. Segundo Mário Edson, o conjunto de imagens desta edição reúne registros feitos ao longo de anos dedicados ao teatro.

“Acompanhando peças encenadas na Bahia, em diversas capitais do Brasil e também no exterior, cada fotografia escolhida nasce dessa mistura de técnica, paixão e da escuta atenta que sempre procurei ter diante da força expressiva dos palcos”, conclui.

exclamção leia também