26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Falecimento - 11/09/2024, 22:52 - Da Redação

Morre o ex-presidente do Peru Alberto Fujimori

Fujimori tinha 86 anos e foi condenado por crimes contra a humanidade

Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru
Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru |  Foto: Renato PAJUELO / AFP

O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, que governou o país por uma década, faleceu nesta quarta-feira (11), aos 86 anos. A informação foi confirmada por sua filha, Keiko Fujimori.

"Após uma longa batalha contra o câncer, nosso pai, Alberto Fujimori, acaba de partir para o encontro com o Senhor. Pedimos àqueles que o estimaram que nos acompanhem com uma oração pelo descanso eterno de sua alma. Obrigado por tudo, papai", afirmou Keiko em um comunicado assinado pelos quatro filhos do ex-presidente.

Leia mais:

Virou a casaca? Biden aparece usando boné de Trump e viraliza

Lula garante que irá tratar bem venezuelanos no Brasil

Trump afirma que imigrantes ilegais estão comendo gatos e cachorros

Fujimori, que foi preso duas vezes por crimes contra a humanidade, realizou um autogolpe e fugiu do país após acusações de corrupção e até de mentir sobre sua nacionalidade. Ele estava internado em estado grave em Lima.

Em maio deste ano, foi detectado um tumor maligno em sua língua. Anteriormente, em 2018, Fujimori havia revelado a existência de um tumor no pulmão. Além dessas condições, ele sofria de hipertensão crônica, gastrite, lombalgia crônica, artrose lombar e, mais recentemente, fraturou o quadril. Fujimori deixa quatro filhos e cinco netos.

Horas antes da confirmação da morte, seu médico pessoal, Alejandro Aguinaga, informou à imprensa que Fujimori estava "lutando pela vida" e pediu respeito à privacidade da família. O político estava em estado de saúde delicado há cerca de uma semana.

O falecimento aconteceu na casa de sua filha, Keiko, localizada no bairro de San Borja, em Lima, onde ele recebia tratamento médico constante. Desde que saiu da prisão, em dezembro de 2023, Fujimori morava no local. Diversos familiares visitaram a residência nesta quarta-feira.

exclamção leia também