26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Loucura total - 31/05/2025, 20:30 - Da Redação - Atualizado em 31/05/2025, 21:25

Exame revela cogumelo 'crescendo' dentro do corpo de paciente

Gastroenterologista flagra cogumelo enoki intacto durante procedimento

Médico alertou para a importância da mastigação
Médico alertou para a importância da mastigação |  Foto: Reprodução

Um caso curioso chamou atenção no meio médico em Taiwan após o gastroenterologista Lin Xianghong encontrar um cogumelo dentro do intestino de um paciente durante uma colonoscopia.

A imagem, compartilhada pelo médico em sua página no Facebook, mostra um cogumelo enoki, típico da culinária chinesa e japonesa, aparentando “crescer” na parede do cólon do paciente.


Template error: Error while rendering template G:\Portal_DEV\dev.jornalmassa.com.br\\\themes\default\modules\inlineRelatedArticleGroup.module at line 24 and column 4: " <mw:applyTemplate path="modules/inlineLeiaMais.module" />" -> Template does not exist: modules/inlineLeiaMais.module

Lin contou estar surpreso ao encontrar o alimento intacto no intestino enquanto o paciente estava sob efeito de anestesia. O cogumelo enoki é conhecido pelo seu alto valor nutricional, mas costuma ser eliminado nas fezes rapidamente, razão pela qual é apelidado popularmente de "até amanhã".

Em seu post, o gastroenterologista brincou: "Por que há um cogumelo crescendo no cólon? Recentemente, tirei esta imagem durante uma colonoscopia. Serve para lembrar a todos que você deve sempre mastigar bem os alimentos.

Que mágica é essa?

Especialistas do Ministério da Agricultura de Taiwan comentaram que as paredes celulares do cogumelo enoki contêm polissacarídeos de quitina, compostos resistentes que o corpo humano não consegue decompor por completo.

Em vez disso, essas substâncias passam pelo trato digestivo até chegar ao cólon, onde podem ser fermentadas pelas bactérias intestinais.

O que foi feito?

O médico explicou que administrou um medicamento para auxiliar o paciente, que expeliu o cogumelo naturalmente logo depois do exame. Além disso, Lin revelou que não é incomum encontrar sementes de frutas como maracujá, pitaya e melancia no intestino durante procedimentos semelhantes.

exclamção leia também