26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / São João

Olha só! - 18/06/2025, 06:20 - Silvânia Nascimento

Salvador ganha primeira escola de Samba Junino

Serão ofertadas oficinas de percussão, canto, violão e expressão corporal

Prédio fica localizado no Garcia
Prédio fica localizado no Garcia |  Foto: Raphael Muller/Ag. A Tarde

Moradores do bairro do Garcia, bairros vizinhos e de outras localidades de Salvador podem comemorar! O Instituto Cultural e Carnavalesco MUCUM’G inaugurou, nesta terça-feira (17), a primeira escola de Samba Junino da capital baiana, que vai oferecer capacitações gratuitas para a população.

Leia Também:

No espaço, localizado na Rua Padre Domingos de Brito, 4 D, no Garcia, serão ofertadas oficinas de percussão, canto, violão e expressão corporal para crianças, jovens e adultos.

O MASSA! conversou com Nonato Sanskey, fundador do MUCUM’G, cantor, compositor e mestre de Samba Junino, que explicou como surgiu a ideia da criação dessa iniciativa.

”Tive a ideia de montar a primeira essa primeira escola, já que nossa a primeira ideia era levar o samba junino para as escolas, mas as portas do poder público, tanto municipal e estadual, demoraram para se abrir. Então, tomei a decisão e construí essa sede onde guardaremos nossos equipamentos, além do espaço onde ocorrem as aulas”, disse orgulhoso.

O instituto já realiza atividades de formação e inclusão social como encontros, seminários e ações mobilizadoras, promovendo o diálogo, a conscientização e a participação ativa da sociedade civil. Agora, com a criação da escola, a expectativa é que mais pessoas sejam atingidas positivamente.

Instrumentos da escola
Instrumentos da escola | Foto: Raphael Muller/Ag. A Tarde

"O Instituto MUCUM’G firma-se como um agente transformador. Atendemos crianças a partir de 10 anos. Futuramente abriremos vagas para a área de pilates para o pessoal da terceira idade. Isso será possível Graças a Deus e a uma parceria que fechamos", comentou Nonato.

Nesse primeiro momento serão oferecidas 60 vagas - 30 para cada - para as oficinas de percussão, capoeira e dança. A previsão é que as inscrições sejam abertas nos próximos dias por meio do instagram do Instituto MUCUM’G ou na própria sede.

“Será uma oficina curta, de apenas 30 dias, mas, após esse período daremos continuidade à capacitação. Entendemos que, com essa quantidade de dias, não se consegue formar um aluno percussivamente. Integramos em nossa programação atividades de dança, boxe, capoeira e outras práticas de lazer, que contribuem para a saúde física, o fortalecimento de vínculos sociais e a autoestima”, pontuou Nonato.

exclamção leia também