23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Rede estadual - 07/07/2025, 20:10 - Da Redação

Estudantes com deficiência visual recebem óculos inteligentes

Iniciativa do Governo do Estado visa oferecer aos estudantes condições de acessibilidade

Em Salvador, 35 equipamentos foram entregues em ato simbólico
Em Salvador, 35 equipamentos foram entregues em ato simbólico |  Foto: Memo Soul

Estudantes com deficiência visual da rede estadual receberam, nesta segunda-feira (7), 174 óculos OrCamMyEye 2.0 da Secretaria da Educação do Estado (SEC). A iniciativa do Governo do Estado visa oferecer aos estudantes com cegueira e baixa visão as condições de acessibilidade através de recursos tecnológicos e didáticos.


Template error: Error while rendering template G:\Portal_DEV\dev.jornalmassa.com.br\\\themes\default\modules\inlineRelatedArticleGroup.module at line 24 and column 4: " <mw:applyTemplate path="modules/inlineLeiaMais.module" />" -> Template does not exist: modules/inlineLeiaMais.module

Em Salvador, 35 equipamentos foram entregues em ato simbólico, realizado no Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) Cátia Maria Paim Cruz.

No total foram investidos cerca de R$ 24 milhões em 1.398 dispositivos inteligentes que auxiliam estudantes com deficiência visual, já que o aparato permite acesso a conteúdos escritos ao transformar em áudio de forma instantânea. A estudante com baixa visão Evelyn Vitória Souza, 19, 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos, ficou encantada com o dispositivo.

“Estes óculos vão me ajudar tanto no meu dia a dia, quanto nos meus estudos na escola, pois vou poder ler com mais facilidade e me preparar melhor, pois pretendo cursar Direito na universidade”, disse, entusiasmada.

A diretora do NTE 26, Maria de Fátima Costa, que representou a secretária da Educação, Rowenna Brito, falou da importância do dispositivo. “Os óculos darão autonomia aos nossos estudantes e isso significa fazer a inclusão. Estamos fazendo este investimento para que tenhamos a qualidade no ensino que tanto buscamos e merecemos”.

Óculos OrCamMyEye 2.0
Óculos OrCamMyEye 2.0 | Foto: Memo Soul

Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE-BA), Sidney Borges, o dispositivo trará mais qualidade de vida para os estudantes beneficiados. “Esta é mais uma tecnologia assistiva sendo entregue a estudantes da escola pública pelo Governo do Estado e isso é muito importante, pois, além de textos, ele também lê placas e faz a identificação de rostos”, afirmou.

Tecnologia e autonomia

O Orcam MyEye é um dispositivo que se conecta à armação de todo tipo de óculos com a função de converter textos em áudio, sem a necessidade de conexão com a internet. O equipamento consiste em um dispositivo de visão artificial com a tecnologia assistiva e vestível com uma câmera inteligente, leve (22,5 gramas), que lê instantaneamente textos em qualquer superfície.

Investimentos

A SEC fez a aquisição de 1.398 óculos OrCamMyEye 2.0, com o investimento total de R$ 24,2 milhões. Em 2024, foram entregues 509 óculos, nos 27 territórios de Identidade. Em abril deste ano, foram entregues nove dispositivos, sendo sete para o NTE 26 e dois para o NTE 10. Na próxima quarta-feira (9), em Alagoinhas, serão entregues mais oito óculos para o Núcleo Territorial de Educação do Litoral Norte e Agreste Baiano (NTE 18). Outras entregas serão realizadas ao longo do ano, contemplando todos os territórios.

exclamção leia também