
Estudantes com deficiência visual da rede estadual receberam, nesta segunda-feira (7), 174 óculos OrCamMyEye 2.0 da Secretaria da Educação do Estado (SEC). A iniciativa do Governo do Estado visa oferecer aos estudantes com cegueira e baixa visão as condições de acessibilidade através de recursos tecnológicos e didáticos.
Template error: Error while rendering template G:\Portal_DEV\dev.jornalmassa.com.br\\\themes\default\modules\inlineRelatedArticleGroup.module at line 24 and column 4: " <mw:applyTemplate path="modules/inlineLeiaMais.module" />" -> Template does not exist: modules/inlineLeiaMais.module
Em Salvador, 35 equipamentos foram entregues em ato simbólico, realizado no Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) Cátia Maria Paim Cruz.
No total foram investidos cerca de R$ 24 milhões em 1.398 dispositivos inteligentes que auxiliam estudantes com deficiência visual, já que o aparato permite acesso a conteúdos escritos ao transformar em áudio de forma instantânea. A estudante com baixa visão Evelyn Vitória Souza, 19, 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos, ficou encantada com o dispositivo.
“Estes óculos vão me ajudar tanto no meu dia a dia, quanto nos meus estudos na escola, pois vou poder ler com mais facilidade e me preparar melhor, pois pretendo cursar Direito na universidade”, disse, entusiasmada.
A diretora do NTE 26, Maria de Fátima Costa, que representou a secretária da Educação, Rowenna Brito, falou da importância do dispositivo. “Os óculos darão autonomia aos nossos estudantes e isso significa fazer a inclusão. Estamos fazendo este investimento para que tenhamos a qualidade no ensino que tanto buscamos e merecemos”.

Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE-BA), Sidney Borges, o dispositivo trará mais qualidade de vida para os estudantes beneficiados. “Esta é mais uma tecnologia assistiva sendo entregue a estudantes da escola pública pelo Governo do Estado e isso é muito importante, pois, além de textos, ele também lê placas e faz a identificação de rostos”, afirmou.
Tecnologia e autonomia
O Orcam MyEye é um dispositivo que se conecta à armação de todo tipo de óculos com a função de converter textos em áudio, sem a necessidade de conexão com a internet. O equipamento consiste em um dispositivo de visão artificial com a tecnologia assistiva e vestível com uma câmera inteligente, leve (22,5 gramas), que lê instantaneamente textos em qualquer superfície.
Investimentos
A SEC fez a aquisição de 1.398 óculos OrCamMyEye 2.0, com o investimento total de R$ 24,2 milhões. Em 2024, foram entregues 509 óculos, nos 27 territórios de Identidade. Em abril deste ano, foram entregues nove dispositivos, sendo sete para o NTE 26 e dois para o NTE 10. Na próxima quarta-feira (9), em Alagoinhas, serão entregues mais oito óculos para o Núcleo Territorial de Educação do Litoral Norte e Agreste Baiano (NTE 18). Outras entregas serão realizadas ao longo do ano, contemplando todos os territórios.